SABEDORIA


Meu coração acelera ao ver um livro desse com tantas anotações, que eu tenho certeza que da para contar um bom filme ou uma deliciosa novela, são tantas anotações de dentro de um terreiro, de uma cozinha, de uma senzala ainda nos dias de hoje no fundão deste Brasil, das senhoras do vale do Jequitinhonha, de São Tomé das Letras, de Alfenas da Chapada dos Guimarães, e da Casa de Mina Jeje do Maranhão e de Alcântara. Tenho certeza que são tantas rezas, receitas de comidas, de bolos, de doces, de geleias, de compotas, de licores, de garrafadas e por ai vai! Acreditem que há muitas anotações, em minhas andanças por ai, encontrei uma senhora que anotava tudo até com pedaços de carvão quando não possuía mais lápis, e para não perder a anotação escrevia com pontas de carvão, são sabedoria que na atualidade de hoje quem não tiver um computador para escrever perde o fio da meada. 
Essas Matriarcas são mulheres sábias, muitas não possuem instrução, mas tem uma intuição invejável, senhoras de um vasto conhecimento, mas hoje pela sua idade já um tanto avançada o chamam de velha. A falta de respeito pelos idosos de uma maneira em geral é de fato uma desumanidade, elas contem uma enciclopédia dentro da cabeça, o conhecimento delas com ervas é maravilhoso, sabem de tudo e para que , em que elas servem, e em que lua devem tomar, sabem as luas que as mulheres devem parir sem tantas complicações, os azeites com suas preparações, suas porções mágicas para hora H. Ah minha avó e bisávo e tia avó, que tantas sabedorias trouxeram consigo!
Salve as Matriarcas da minha família, as africanas as indígenas e as ciganas, que Deus seja louvado com a força do Divino Espírito Santo.

Cada livro é uma porção da existência de alguém , que estando em algum lugar, mesmo distante, toca o teu coração!

Comentários

Postagens mais visitadas