Hoje é dia de São João


Eu nasci numa cidade linda chamada de São Luís do Maranhão, a ilha dos amores, e lá existe a festa mais linda de bumba meu boi que acontece no dia de hoje, as fogueiras são acesas para receber os brincantes do boi, uma verdadeira fusão de cores, os chapéus são todos coloridos de fitas e os bordados de miçangas e vidrilhos, coisa mais linda e que estão gravados na minha memória afetiva, lembro-me com clareza como esperavamos este dia, nossos pais nos levavam, para ver aquele teatro aberto e com que perfeição eles se apresentavam, claro que como criança nós tinhamos medo da história da mãe catirina, onde o palhaço que tem o nome de pai Francisco matava o boi do seu patrão e tirava a língua para sua mulher a Catirirna comer, por que ela estava prenha e com desejo, era um momento muito rico de contagem daquela história nos deixava extasiada coisas de criança, e o batuque que gostoso disparava o nosso coração com aquele ritmo frenetico da zabumba, das matracas e dos maracás. Cada boi tem o seu ritmo, tem o boi de orquestra, boi de matracas,boi barrica e por aí vai, como também tem o tambor de criola que é uma dança deixada dos escravos, a dança do cacuriá, dança do côco.

A cidade é linda com o seus azulejos portugueses, seus casarões e suas ladeiras.
Visitem assim que puderem, e conheçam a ilha dos amores a cidade do reegge é muito linda a minha cidade. São Luis é muito sol.

Comentários

Postagens mais visitadas